segunda-feira, 23 de março de 2009

QUEM AMA NÃO MATA



EQUIPE:

JAIRA
JOCELI
MARIA TELMA
MARCELO
TELMA









ENTREVISTA COM A DRA. HELOÍNA.
LOCAL: DEAN.
TEMA: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.
EM COMPLEMENTO AO NOSSO TRABALHO, CONVIDAMOS A DELEGADA TITULAR DRA. JANAÍNA, PARA MINISTRAR UMA PALESTRA NA PRÓPRIA UNIVERSIDADE.


PERGUNTAS E RESPOSTAS

A EQUIPE: Quais as atividades exercidas pela DEAN no combate da violência contra a mulher?

DOUTORA: Fazemos palestras, orientamos as vítimas e encaminhamos para o projeto viver, SAMU e ainda outras instituições. No caso de lesão encaminhamos para o hospital. Ao retornar fazemos todos os procedimentos de inquérito na delegacia e até conduzi-la ao IML se for necessário, e ainda representá-la na justiça.

A EQUIPE: No caso da impossibilidade da vítima retornar para sua residência, vocês encaminham a vítima a algum local?

DOUTORA: Na delegacia não temos um local, porém tem um abrigo da mulher, ao qual encaminhamos as vítimas, mas antes conversamos para saber onde moram os parentes e amigos, daí tomamos as medidas de proteção.

A EQUIPE: A DEAN tem dados estatísticos com relação à agressão contra a mulher ao que se referem à classe social e como se comporta?

DOUTORA: Dados estatísticos por escrito não, mais tem os B.O.S. daí faz o estudo do autor da vítima, só temos documentados os registros de ocorrências.

A EQUIPE: Qual o perfil dos agressores no momento da agressão?

DOUTORA: Muitos deles alcoolizados, agressivos, alguns choram arrependidos e outros com comportamento inquieto, sendo usuário de drogas.

A EQUIPE: Com a Lei Maria da Penha houve uma redução no número de violência doméstica contra a mulher?

DOUTORA: Sim, as mulheres passaram a ter mais coragem para denunciá-los, mesmo porque a ordem é de prisão, onde os mesmos pensam duas vezes antes de cometer à agressão.
A EQUIPE: Qual o tipo de violência mais incidente contra a mulher?

DOUTORA: A ameaça de morte com arma de fogo e arma branca sem falar na violência psicológica, sendo necessário encaminhá-la a algum órgão competente.

A EQUIPE: em sua opinião a Lei Maria da penha é completa?

DOUTORA: Sim, é preciso realmente fazer cumprir e sem falar que melhorou bastante, pelo fato do agressor ficar preso.

--------------------------------------------------

QUEM AMA NÃO MATA

Todo mundo tem uma parente, uma amiga, uma conhecida, em fim uma colega de trabalho que um dia foi agredida por um homem. Em geral, este homem era seu marido, namorado, companheiro ou até mesmo um conhecido.

A violência doméstica contra a mulher passa por um ciclo com várias fases, que se repetem e podem durar muitos anos, terminando, às vezes, em assassinato. As fases acontecem da seguinte forma: a primeira fase de tensão é aquela onde acontecem os bate-bocas, atritos, insultos. A segunda fase é caracterizada pela agressão, momento que o homem golpeia a mulher com as mãos e os pés ou usando objetos de corte ou objetos não identificados. E por fim a fase da reconciliação que o homem apresenta mil desculpas para justificar-se, o agressor pede perdão, dá presentes, promete que vai mudar.

A mulher por sua vez querendo manter a relação e esperançosa acredita que realmente pode acontecer uma mudança, porém com o passar do tempo tudo recomeça: a tensão, agressão (vale salientar que cada vez mais violenta) e a reconciliação. Podemos citar como exemplo o caso Eloá muito noticiado na televisão.. Infelizmente muitas Eloás pagam com a vida pelo final do relacionamento.

4 comentários:

  1. Informem sobre a pessoa que está na foto e o que ela fazia.

    ResponderExcluir
  2. É Heloína ou Janaína?

    Onde está a foto do cartaz????

    ResponderExcluir
  3. No combate à violência contra a mulher e não "da violência".

    ResponderExcluir
  4. Enfim se escreve junto (texto de vocês: "em fim")

    ResponderExcluir